Como construir um microfone direcional?

Introdução

Um microfone direcional aumenta em muito a sensibilidade de um equipamento de gravação, por diminuir o nível de ruídos e oferecer um “facho” de captação de sinal o que o torna seletivo quanto ao que se quer gravar. Basicamente é o mesmo princípio da antena parabólica para captação de sinais de satélite. Esses sinais são de baixíssima intensidade e a antena funciona como concentrador desses sinais, tal qual uma lente de aumento concentra raios de luz. O princípio é simples, bem como a construção de um microfone direcional, também chamado de microfone parabólico. Nesse artigo descreverei a construção de um microfone direcional que tem me proporcionado boas gravações de vocalizações de aves e outros sons da natureza. Espero que vocês gostem!

Pré-requisitos

  1. Em primeiro lugar é necessário um equipamento de gravação com entrada para um microfone (ou dois em caso de equipamento estereofônico). Eu utilizo um ipod, cujo firmware (software que controla o equipamento) foi alterado para ter acesso a mais funções, incluindo a de gravação. Descreverei em detalhes como isso pode ser feito.
  2. Para cada tipo de equipamento de gravação é necessário um circuito pré-amplificador apropriado para ajuste de impedâncias. Pronto! Começaram os termos técnicos! Não se assustem, explicarei isso de forma mais simples. Impedância é basicamente a resistência interna de um circuito e é necessário que essa impedância seja compatível com o circuito seguinte para que haja a melhor transferência de energia entre os circuitos. O próprio microfone é considerado um circuito, tem uma impedância determinada de acordo com o seu tipo.
  3. Microfone… Esse é o elemento que transforma a variação da pressão do ar em energia elétrica, ou seja transforma as ondas sonoras em um sinal elétrico que varia de freqüencia de acordo com o som. Existem vários tipos, desde os mais simples até alguns extremamente sofisticados e caríssimos. Entre outros existem microfones de carvão, magnéticos, de cristal, etc. Um tipo muito comum, utilizado em celulares, computadores e outros equipamentos é o microfone de eletreto. http://mig.pand.googlepages.com/Condenser_Microphone.jpg http://pt.wikipedia.org/wiki/Eletreto

Esse microfone tem uma excelente resposta em todo o espectro audível, porém, ele é omnidirecional, capta sinais de (quase) todas as direções em um campo de forma cardióide (formato de coração). Essa característica, aliada a alta sensibilidade do mesmo, faz com que ele capte ruídos tornando-o não muito prático para nós. Portanto precisamos de um concentrador parabólico.

  1. Chegamos à tigela da cozinha! Hein? Como? Pois é, até uma tigela redonda pode ser usada para isso! No meu caso utilizei um refletor de uma lamparina a gás, daquelas de acampamentos. Pode-se utilizar diversos materiais, plástico, metal, até cerâmica, mas cada material tem característica diferentes de reflectância do som. Plástico, cerâmica, e afins podem absorver um tanto do som, enquanto vidro, metal, etc, podem ter um efeito de acentuar certas faixas de freqüencia. O meu refletor é de metal e não tenho queixas.

Construção

Conclusão